"Toda a população de células em um neoplasma surge de uma célula isolada que sofreu uma alteração genética,que pode ser desencadeada por vários fatores, e que permitem uma proliferação excessiva e não regulada que se torna autônoma". Rubin, patologia, 2006.
"O retinoblastoma é a neoplasia maligna intra ocular mais comum na infância, afetando 1 : 20 000 até 1 : 34 000 crianças. Com maior frequência o tumor é visto nos primeiros dois anos de vida e, algumas vezes, até mesmo ao nascimento.Os sinais ao diagnóstico incluem pupila branca (leucocoria), estrabismo, visão deficiente, hifema espontâneo ou olho doloroso e vermelho. O glaucoma secundário é uma complicação frequente. A luz que penetra no olho comumente reflete uma coloração amarelada semelante a do tapetum do gato (reflexo do olho do gato).Os retinoblastomas estão relacionados com deleções ou com mutações no gene supressor de tumor de retinoblastoma(Rb), herdados ou adquiridos, localizados no braço longo do cromossomo 13".Robbins e Cotran, patologia,1999.
"Embora a maioria (60%) dos casos seja de manifestação esporádica, em história familiar, em 40% dos pacientes o tumor tem componente hereditário bem definido".Bogliolo,patologia, 2006.
Um fator que é uma das características do portador de retinoblastoma que é a leucocoria (pupila branca),pode ser constatado através de um método bastante simples que é a observação da foto com flash.
Você pode salvar vidas com apenas um flash, indicando esta pessoa a procurar um oftalmologista. Lembre-se, este método é apenas um pré-diagnóstico. Dissemine essa ideia!
O tratamento desta neoplasia é aplicado de acordo com estágio em que a doença se encontra, podendo ser utilizadas irradiações, quimioterapias, entre outros métodos.
Alterações celulares em foco
Nenhum comentário:
Postar um comentário