terça-feira, 24 de agosto de 2010

NEUROPATIA ALCOÓLICA, uma neuropatia periférica.

"A neuropatia periférica é um processo que afeta a função de um ou mais nervos periféricos. A doença pode estar restrita ao sistema nervoso periférico, pode envolver tanto o sistema nervoso periférico quanto o central, ou pode afetar múltiplos sistemas de órgãos; são encontrados em todas as faixas etárias e podem ser hereditárias ou adquiridas e são causadas por diversas etiologias"1

A NEUROPATIA ALCOÓLICA GERALMENTE É CONSEQUENTE A DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS
"A neuropatia alcoólica é uma polineuropatia axonal sensimotora distal, geralmente atribuída a deficiências nutricionais, e possivelmente a um efeito tóxico direto do etanol sobre o sistema nervoso periférico. Os nervos periféricos mostram perda  de fibras nervosas a partir da degeneração axonal do tipo morte retrógrada. A neuropatia axonal também está  associada a carência de vitaminas B1, B6,  B12 ou E, mas é muito menos comum nos Estados Unidos que a neuropatia alcoólica." 1 Bogliolo, patologia,2006. 

Disfunções como esta interferem no processo de sensações e impulsos nervosos, podendo se manifestar em vários graus dependendo do estágio da alteração.

Alterações celulares em foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário